Saiba como guardar e conservar alimentos abertos na dispensa

Saiba como guardar e conservar alimentos abertos na dispensa

Saiba como guardar e conservar alimentos abertos na dispensa

Boa parte dos alimentos que compramos no supermercado vai para a dispensa. A questão é que, muitos deles, depois de abertos, se deterioram de forma mais rápida, pois ficam mais expostos às diversas intempéries do tempo como sol e umidade. Além disso, esses alimentos podem ser alvos de bichos como baratas e até mesmo ratos. Por tudo isso, saber como guardar e conservar alimentos é essencial.

Para ajudá-lo nessa questão tão importante e, que por mais simples que seja, costuma guardar muitas dúvidas disponibilizamos algumas dicas abaixo!

Como guardar e conservar alimentos já abertos?

Açúcar, leguminosas e outros costumam vir em sacos plásticos e esse material costuma ser atacado por traças e carunchos que gostam de comer os nossos mantimentos antes que tenhamos a oportunidade. Não apenas os sacos de plástico estão sujeitos a isso, mas também os de papel, muito comum em cereais.

Outro cuidado que devemos ter é quando compramos produtos a granel na feira. Em muitos casos, esses grãos podem vir com larvas e outros insetos e, ao colocarmos na dispensa, contamina outros produtos.

Por isso, a melhor maneira de manter os alimentos seguros dessas pragas é guardando-os em um recipiente hermeticamente fechado. Isso impede que os insetos entrem nos alimentos e estrague-os. Além disso, sempre que comprar um alimento a granel, antes de guardá-lo, limpe-os e retire as impurezas.

Quais os melhores materiais?

O melhor local para guardar qualquer tipo de alimento são os potes de vidro. Eles não deixam cheiro, são mais fáceis de limpar e conseguem manter bem qualquer tipo de alimento. Compre potes de vidro transparente para ajudar na visualização, fica mais fácil encontrar o que você quer em qualquer lugar.

Além de todas essas vantagens, o vidro tem outra em comparação ao plástico. Este, quando é aquecido pelo calor do sol ou raios solares diretos, libera uma substância chamada Bisfenol A que pode até causar câncer.

Porém, se você deixar o seu pote de acrílico dentro de um local que não pegue a luz do sol ou diretamente, não tem problema usar. Dessa forma, ele não aquece e não libera qualquer substância nociva.

O inox também é uma boa opção, porém, ao ter arranhões na parte de dentro do pote, ele pode liberar substâncias que se misturam aos alimentos e podem prejudicar a sua saúde com o passar do tempo.

É necessário usar etiquetas?

O ideal é que, caso o seu pote não seja transparente, tenha uma etiqueta identificando o alimento nele. Assim, você não vai precisar ficar abrindo e fechando todos os potes na hora de procurar um alimento.  

Porém, não importa o tipo de recipiente que você tenha, uma etiqueta é necessária: a do prazo de validade. Sempre que mudar da embalagem original para outro recipiente, coloque uma etiqueta com o prazo, de preferência, na parte da frente do pote de maneira facilmente visível.

Além dessas dicas para guardar e conservar os alimentos da despensa, há outras coisas que você deve fazer para conservá-los melhor. Por exemplo, o local de guardá-los deve ser distante da luz do sol e também não deve ser perto do fogão ou de qualquer lugar que tenha excesso de umidade.

Quer se manter atualizado com mais dicas que vão ajudar no seu dia a dia? Então, curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram!