Saiba como estimular o apetite das crianças através da decoração dos pratos

Saiba como estimular o apetite das crianças através da decoração dos pratos

Saiba como estimular o apetite das crianças através da decoração dos pratos

Estimular apetite infantil não é tarefa fácil, especialmente em um mundo com salgadinhos, balas, doces, refrigerantes, fast foods com brinquedos e biscoitos recheados. As crianças estão cercadas por alimentos que fazem mal para a saúde, mas que são extremamente saborosos. Como driblar isso?

Existem várias formas de estimular as crianças a comer de maneira mais saudável. A primeira delas é vendo você. Os pequenos, especialmente os filhos, aprendem muito com o exemplo dos pais. A ideia de faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço não entra na cabeça da criança. Então, comece você a ter uma alimentação mais saudável.

Outra forma de estimular apetite infantil é visualmente. Criar pratos não só coloridos, mas também divertidos e que estimulem a criatividade do pequeno é essencial para ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável.

Como estimular apetite infantil por meio de pratos decorados

Corte os alimentos em formatos legais

Por exemplo, vai cozinhar uma baterrada? Por que em vez de deixá-la em rodelas não corta em forma de coração ou estrela? Você pode usar formas de corte para doces e bolos. O mesmo pode ser feito com aquele sanduíche saudável que ele leva para a escola. Tente usar a maior forma possível para que menos alimentos sejam desperdiçados.

Crie um cenário

Os alimentos podem te ajudar a criar um cenário incrível no próprio prato. Por exemplo, o alface ou outro tipo de folhas verdes podem ser a grama, o brócolis as árvores e um sanduíche de pão integral com frango desfiado pode ser cortado de maneira a formar o desenho de uma casa.

Outro cenário bem fácil de montar é o de uma paisagem com cogumelos e joaninhas. O alface cortado em tiras pode ser usado como grama, espalhado por toda a base do prato. Para montar as joaninhas, você pode pegar tomate cereja para ser o corpo e a azeitona preta sem caroço ser a cabeça. Você pode cortar pedaços bem pequenos de azeitona para serem as pintinhas da joaninha.

Os cogumelos podem ser montados facilmente. Os ovos de codorna podem ser a base e a metade do tomate cereja o “chapéu” do cogumelo.

Faça carinhas

Carinhas divertidas na hora do almoço são ótimas para estimular apetite infantil de uma forma mais saudável. Uma cenoura ralada ou outro vegetal ralado podem ser as pétalas das flores ou mesmo o cabelo de um menino. Outro tipo de alimento que imita muito bem um cabelo é o macarrão.

Você pode usar aquele macarrão colorido, feito de vegetais ou então pode fazer o macarrão de abobrinha que é muito mais saudável.

Faça animais

Na hora do lanche, as frutas são sempre excelentes opções. Você pode montar bichinhos divertidos com elas. Por exemplo, a banana pode formar o corpo de uma borboleta, um kiwi com morangos cortados ao meio no centro podem ser as asas e as passas podem ser úteis para fazer as antenas.

Existem muitas formas legais de estimular apetite infantil, mas você também terá que soltar a sua imaginação. Lembre-se que quanto mais colorido o prato melhor, não só por uma questão visual, mas também porque concentra uma maior quantidade de nutrientes.

Quer receber mais dicas como essas para facilitar o seu dia a dia? Assine a nossa newsletter!