Saiba quanto tempo cada alimento pode ficar na geladeira

Saiba quanto tempo cada alimento pode ficar na geladeira

Saiba quanto tempo cada alimento pode ficar na geladeira

Quando preparamos alguma comida, dificilmente tudo é consumido. Sempre sobra  molho, arroz, salada, entre outros alimentos. E como nós detestamos o desperdício, guardamos esses alimentos na geladeira para comer em outro momento ou então aproveitá-los em outra receita.

Mas o fato é que, mesmo na geladeira, muitos alimentos não resistem e podem estragar com facilidade. Às vezes, aquela vasilha pequena, escondida no fundo da geladeira, fica esquecida e o alimento estraga.

Tempo de cada alimento na geladeira

E, para evitar problemas de saúde como uma infecção bacteriana, o melhor a fazer é ter boa informação. Por isso, fizemos uma lista dos alimentos mais comuns que costumamos guardar na geladeira com o tempo que cada um pode ficar na geladeira. Veja a seguir:

  • molhos: de 20 a 30 dias;
  • doces: apenas 3 dias;
  • sopas e carnes cozidas: de 3 a 4 dias;
  • salsichas e bacon: só podem ficar na geladeira até 7 dias depois de aberto;
  • maionese industrializada: até 2 meses depois de abrir;
  • ovos: de 15 a 30 dias;
  • leite: apenas 2 dias depois de aberto;
  • legumes e frutas: de 3 a 7 dias na geladeira (no congelador, esse tempo varia);
  • verduras e temperos: de 2 a 3 dias na geladeira.

Como organizar os alimentos na geladeira?

Você já se deu conta porque a gaveta de verduras e frutas fica na parte de baixo da geladeira? Isso ocorre porque nem todas suportam um frio em excesso que ocorre na parte de cima. Disso, podemos deduzir que existem locais mais apropriados para guardar os alimentos na geladeira de maneira que eles durem mais tempo.

Por exemplo, os ovos não devem ser guardados na porta, apesar de a maioria das geladeiras terem esse local na porta. O melhor é colocá-los no interior, pois na porta, a variação de temperatura é maior e isso faz com que o ovo estrague mais rapidamente. Nas prateleiras da porta, você pode guardar água, refrigerante, sucos e outras bebidas. 

No porta-laticínios, aquele local que fica bem perto do congelador, devem ser colocados exatamente o que diz: os laticínios como manteiga, queijo, iogurtes e todos os derivados do leite.

Como guardar?

Quer manter os seus alimentos saudáveis por mais tempo? Então, use algumas estratégias na hora de guardar.

Por exemplo, abriu a lata do extrato de tomate ou de qualquer outro produto? Não guarde o alimento na lata dentro da geladeira. O revestimento interno da lata oxida e contamina a comida. Você pode guardar em um pote de vidro (melhor opção) ou de plástico. 

As frutas, legumes e verduras devem ser colocados em locais fechados ou, pelo menos, embalados para evitar o ressecamento e também para não se misturem com o sabor e o cheiro de outros produtos que estão na geladeira.

Agora que você já sabe quanto tempo cada alimento pode ficar na geladeira, que tal baixar o nosso Guia do Adulto Iniciante? Lá você vai encontrar várias outras dicas que vão facilitar e muito o seu dia a dia e ainda ajudar o seu bolso!