Guia para organizar um jantar em casa com os amigos

Guia para organizar um jantar em casa com os amigos

Guia para organizar um jantar em casa com os amigos

Quem não gosta de reunir os amigos em casa e fazer um jantar para que todos conversem e assim, dar boas risadas? Mas, se é a primeira vez que você prepara algo desse tipo, então deve estar sem saber por onde começar e qualquer ajuda é bem-vinda. Por isso, fizemos este guia para organizar jantar em casa que é ideal neste momento.

Abaixo, você verá um tipo de checklist com todos os detalhes que não podem ser deixados de lado e tudo o que precisa ser providenciado. Acompanhe!

Organizar um jantar em casa? É fácil! 

1. Determine o orçamento

Esse é o primeiro passo de todo o planejamento para o seu jantar. Afinal de contas, a depender do seu orçamento é que você terá como saber quantas pessoas pode convidar, qual será o tipo de jantar e assim por diante. Lembre-se: fazer esse evento é algo ótimo, mas não comprometa o seu orçamento, você ainda terá o mês todo pela frente.

2. Faça a sua lista de convidados

Quem vai participar desse jantar? Quantas pessoas? Será apenas o pessoal do trabalho ou amigos de fora? Apenas para os mais íntimos ou uma grande reunião? É importante pensar nas respostas a essas perguntas, pois é a partir delas que você conseguirá ter uma noção da quantidade de comida necessária. É possível tomar alguns valores como base, por exemplo:

  • 200 gramas de carnes e peixes por pessoa;
  • cerca de 150 gramas de arroz por pessoa (são 50 gramas se for cru);
  • 120 gramas de salada.

Com esses valores é possível ter uma ideia para organizar um jantar em casa com sucesso. Vai ter a sobremesa? O ideal é fazer uma para cada convidado. 

3. Faça a escolha do cardápio

Se for o seu primeiro jantar e você não for um mestre cuca, a melhor opção é encomendar um jantar pronto. Ou então, pode pedir para algum conhecido preparar para você. Há também opções muito práticas e deliciosas como pizza. É possível pedir dos mais variados sabores e assim, agradar a gregos e troianos. Há também a opção de fazer algo mais informal como uma noite de petiscos e frios ou então, encomendar salgadinhos mais refinados. 

Fique atento para não escolher pratos específicos demais. Por exemplo, pensou em encomendar comida japonesa? Certifique-se de que todos gostem desse tipo de comida. O mesmo vale para qualquer outra. Pense também em opções de pratos vegetarianos ou veganos se houver alguém que não coma carne ou derivados no grupo.

Quer fazer o jantar você mesmo? Então, confira todas as nossas receitas e tenha um jantar incrível!

4. Escolha a data e o horário

Essa pode ser a parte mais difícil, pois o dia e o horário do jantar precisa se adequar aos compromissos da maioria. O mais provável é que nem todos possam ir, mas isso já é algo esperado. Os melhores dias são, sem dúvida, finais de semana e feriados, mas está valendo sair da rotina e marcar no meio da semana, que tal? 

O sábado à noite é a melhor opção, pois, no dia seguinte, todos podem acordar mais tarde. A sexta-feira também é uma ótima ideia, as pessoas podem ir direto do trabalho para sua casa, facilitando a vida de todos.

Aprendeu a organizar um jantar em casa agora? Quer mais dicas que facilitem o seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!