Guia do Adulto Iniciante: temperos do bem 6 ervas que fazem bem à saúde e ao nosso paladar

Guia do Adulto Iniciante: temperos do bem 6 ervas que fazem bem à saúde e ao nosso paladar

Guia do Adulto Iniciante: temperos do bem 6 ervas que fazem bem à saúde e ao nosso paladar

O que seria da nossa comida sem os temperos? Já tentou comer algo completamente sem sal? É praticamente intragável. Por isso e por vários outros motivos, os temperos são essenciais para o nosso paladar e também para a nossa saúde. Os benefícios dos temperos são muitos e é sobre eles que falaremos aqui.

No início dos tempos, os temperos tinham uma função essencial: eles ajudavam a preservar os alimentos por mais tempo. A palavra salário, por exemplo, vem de sal, um tempero que ajudava a preservar a carne por mais tempo e, por isso, é extremamente valioso. Nessa época, os pagamentos eram feitos na forma de sal.

Bom, explicada a importância dessas iguarias nas nossas vidas, vamos agora falar sobre os benefícios dos temperos para a nossa saúde!

Coentro

Tem gente que torce o nariz para o coentro, mas não imagina os benefícios que está perdendo por não consumi-lo. Esse tempero é rico em um sal mineral conhecido como fósforo, essencial para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, ele também ajuda no combate ao envelhecimento precoce por conta das substâncias antioxidantes presentes.

Manjericão

Um tempero que, além de oferecer um delicioso sabor, dá um cheiro inconfundível aos pratos. Ele é excelente para quem tem diabetes já que ajuda na redução das taxas de glicose no sangue. Também ajuda o sistema digestivo como um todo, combatendo a má digestão, a formação de gases, as aftas e até mesmo o mau hálito.

Sálvia

Ainda pouco consumido pelos brasileiros, a sálvia é um tempero que guarda diversas propriedades benéficas para a nossa saúde. Para quem anda o tempo todo se sentindo cansado, a sálvia é essencial. Além disso, para quem tem hipertensão arterial, esse tempero ajuda a reduzir a pressão, além de melhorar também os fogachos típicos da menopausa.

Gengibre

Esse é um dos temperos mais conhecidos pelo país e muito famoso por conta dos seus efeitos anti-inflamatórios e ação termogênica (ajuda na perda de peso). Ele não só é um agente anti-inflamatório como também fortalece o sistema imune, evitando assim que tenhamos outras doenças. Também é rico em vitaminas e sais minerais.

Cúrcuma

Esse tempero é conhecido por dar aquela coloração amarela à comida e costuma ser adicionado, principalmente, no arroz. Ele ajuda na circulação sanguínea, ideal para quem tem varizes, por exemplo e também fortalece a memória, algo de extrema importância em qualquer fase da vida. Além disso, possui antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e reduzem o envelhecimento precoce e a chance de desenvolver câncer.

Tomilho

Além de ser um excelente antisséptico natural, o tomilho também ajuda a regular a função intestinal. Possui também função analgésica, assim, é uma alternativa natural para as dores. Além desses, podemos falar em vários outros benefícios desse tempero: melhora o humor, aumenta a imunidade, reduz os níveis de colesterol, ajuda no tratamento contra a acne, entre outros.

Como você pode ver, os benefícios dos temperos são muitos e você pode aproveitar todos eles aumentando o sabor dos alimentos. Você não precisa acrescentar aqueles que não gosta, mas pode selecionar uma variedade enorme de temperos para adicionar às suas refeições e unir sabor e saúde.

Quer facilitar o seu dia a dia? Então, baixe o nosso Guia do Adulto Iniciante e confira todas as dicas que o ajudarão a fazer as coisas de forma mais rápida e mais simples!