Guia do adulto iniciante: Saiba como congelar e conservar alimentos por mais tempo

Guia do adulto iniciante: Saiba como congelar e conservar alimentos por mais tempo

Guia do adulto iniciante: Saiba como congelar e conservar alimentos por mais tempo

Quem começou a dar os primeiros passos para morar sozinho, já deve ter percebido que lidar com a cozinha e os alimentos não é algo muito simples, especialmente quando o assunto é congelar e conservar alimentos. Saber fazer isso da maneira correta pode trazer uma série de benefícios.

O primeiro deles é que você consegue conservar por mais tempo as propriedades nutricionais dos alimentos. Outra vantagem é a praticidade. Você pode deixar diversas frutas, legumes e hortaliças já cortadas e congeladas para utilizar durante a semana. É perfeito para quem quer ter uma vida mais saudável sem precisar comprometer a agenda.

Por todos esses benefícios, resolvemos dar aqui algumas dicas de como você pode congelar e conservar alimentos por mais tempo.

Dicas para congelar e conservar alimentos

Frutas

O primeiro passo para congelar as frutas é retirar os caroços e lavá-las muito bem. Nem toda fruta pode ser congelada e depois manter a textura e o sabor. Frutas com uma grande quantidade de água não ficam boas, já que, depois de descongelar ficam moles como é o caso da melancia e do melão.

Porém, existem exceções. O abacaxi pode ser congelado por 12 meses sem perder o sabor, os nutrientes e a cor. A amora também é outra fruta que congela muito bem e fica por 12 meses assim sem problemas.

Hortaliças

Aqui também vai depender da hortaliça em questão. Cada uma tem o seu próprio tempo máximo de congelamento. O brócolis deve ser congelado após ficar de molho por 10 minutos em água com vinagre e depois, deve ser cozido em água e sal por 3 minutos. Dessa forma, ele fica congelado por até 12 meses sem perder boa parte dos nutrientes.

Já a cebola, cebolinha, aipo e a salsinha não precisa de todo esse processo. Aqui, basta picar e guardar todos ainda crus. Porém, cada um tem um tempo máximo de congelamento: 10 meses, 10 meses, 6 meses e 6 meses respectivamente.

Carnes

Não há muito mistério para congelar a carne. Após comprá-la, aquelas que já possuem uma embalagem a vácuo devem ser congeladas dessa mesma forma, ou seja, não retire da embalagem. Há também alguns outros detalhes quando o assunto é congelamento de carnes.

A forma que ela é cortada vai interferir no tempo máximo de congelamento. Por exemplo, quando for cortada em cubos dura até 8 meses, se cortada em bifes, 6 meses e moída duram até 3 meses. O corte da carne inteiro, quando congelado, pode durar até 1 ano.

Outras dicas importantes

Além das dicas já listadas acima, é importante considerar em qual tipo de embalagem os alimentos serão guardados. Os recipientes de vidro conseguem deixar o alimento fresco por mais tempo, mas se você puder embalar tudo a vácuo, melhor ainda. Guarde sempre porções pequenas, compatíveis com as que você usa no momento de refeição para não descongelar parte dos alimentos sem necessidade.

Além de saber como congelar e conservar alimentos, você precisa aprender outras coisas importantes para morar sozinho. Para isso, baixe agora mesmo o nosso Guia do Adulto Iniciante e veja todas as dicas práticas!