Guia do adulto iniciante: carne bovina, assar, grelhar ou cozinhar?

Guia do adulto iniciante: carne bovina, assar, grelhar ou cozinhar?

Guia do adulto iniciante: carne bovina, assar, grelhar ou cozinhar?

Quem mora sozinho e nunca precisou cozinhar, sabe que aprender os mistérios da cozinha da cozinha dá um pouco de trabalho, especialmente quando o assunto é carne. Você sente falta daquele almoço com uma carne suculenta que sua mãe fazia e agora você precisa colocar a mão na massa. E, para escolher a carne bovina certa é preciso algum conhecimento sobre o assunto.

Para preparar uma carne saborosa, é preciso escolher o tipo de corte e saber como preparar qual tipo de corte. Alguns deles ficam muito bem assados, mas cozidos podem não ser uma boa opção.

Quer saber mais sobre o assunto e se tornar um expert na hora de preparar carnes? Então, continue com a leitura!

Churrasco

Nada melhor do que convidar os amigos e a família para um bom churrasco. Você pode inclusive escolher uma data comemorativa ou aproveitar um bom feriado. O primeiro passo é ir até o supermercado escolher o corte. Os mais indicados para churrasco são maminha, costela, fraldinha, alcatra e, é claro, a rainha dos churrascos, a picanha.

Essas carnes são as mais indicadas por algumas características específicas. São carnes que possuem uma capa de gordura e, por isso, tornam-se mais macias e suculentas. Na hora de preparar, pode colocar a peça inteira ou, para ser mais rápido, corte-a em tiras grossas.

Carne assada

A carne assada é uma ótima opção para o dia a dia, especialmente para aqueles que estão buscando por uma dieta mais saudável. São peças que podem conter ossos ou partes de gordura e algumas opções que não são tão suculentas, podem levar algum tipo de recheio. Os cortes mais indicados para este caso são:

  • alcatra;
  • cupim;
  • lagarto;
  • maminha;
  • costela;
  • patinho.

Ensopado

Também conhecido como carne de panela, um bom ensopado de carne é uma excelente opção para qualquer momento e é também uma ótima opção para comer como recheio no pão ou torrada. Também são carnes que podem ser moídas para fazer os mais diversos tipos de pratos. Fraldinha, músculo, acém e patinho são as melhores escolhas para esta opção de preparo.

Grelhado

Outra opção para quem está em uma dieta mais saudável. As carnes grelhadas costumam ser mais magras e os cortes são as carnes nobres como bisteca, contrafilé, filé mignon e alcatra. São cortes muito macios e de excelente sabor, fáceis de encontrar, porém, o custo é um pouco maior quando comparadas a outras opções no mercado.

Mesmo comprando um bom corte de carne bovina, aprender a temperá-la bem é essencial para garantir o sabor. Outro ponto importante é na hora de cortar a carne: faça isso sempre contra as fibras. Isso ajuda a garantir a textura macia. Para quem mora sozinho, uma ótima opção é usar o final de semana para deixar a carne temperada no congelador e utilizar durante a semana.

Quer mais dicas de como facilitar o seu dia a dia? Então, baixe agora o nosso Guia do Adulto Iniciante!