Como limpar a esponja da cozinha corretamente

Como limpar a esponja da cozinha corretamente

Como limpar a esponja da cozinha corretamente

A bucha que usamos na cozinha, especialmente aquela com a qual lavamos os pratos, precisa ficar sempre bem limpa. Mas isso pode ser difícil já que esse item está em constante contato com a sujeira e, principalmente com os alimentos. A proliferação de fungos e bactérias pode ser bem grande se não houver uma limpeza adequada.

Agora você pode estar se perguntando como limpar a esponja da cozinha, mas não faz ideia do que fazer. Afinal de contas, ela está sendo usada a todo momento. Mas existem algumas estratégias que podem ser utilizadas. 

Confira abaixo algumas dicas que você pode usar em casa para deixar a esponja sempre limpa e livre de micro-organismos que fazem para a sua saúde e a da sua família!

6 dicas de como limpar a esponja de cozinha

1. Deixe no sol

O calor é uma maneira natural de eliminar em boa quantidade de fungos e bactérias da esponja. O aquecimento consegue matar alguns desses micro-organismos. Não elimina todos, mas já ajuda bastante. Portanto, não deixe a esponja molhada em uma vasilha, mas sim exposta ao sol e ao ar livre.

2. Leve ao micro-ondas

Devo colocar a esponja da cozinha no micro-ondas? Como assim? É a mesma lógica de colocar no sol, só que o micro-ondas consegue fazer um trabalho ainda melhor já que aquece mais. 

Para isso, coloque a esponja dentro de uma tigela com água e leve ao micro-ondas por 2 minutos em potência alta. Ela ficará completamente livre de micro-organismos indesejados.

3. Coloque na água fervendo

Outra coisa que você pode fazer e também envolve calor. Deixe a esponja em uma panela com água fervendo por 10 minutos. Ela ficará completamente livre de fungos e bactérias, bastante comuns nesse local.

4. Remova todo o sabão

Após terminar de usar a esponja, lave-a em água corrente e remova completamente todo o sabão. Sendo assim, enxágue e aperte a esponja até que não tenha mais nenhuma espuma. Depois disso, deixe-a no escorredor de pratos para ficar o mais seca possível.

5. Use sempre detergente

Algumas pessoas usam sabão líquido ou sabão em pedra (também chamado de sabão massa) na esponja, mas isso é errado. O detergente é a única substância que possui ação antibactericida e assim, pode deixar a sua esponja mais limpa e livre de micro-organismos.

6. Avalie o tempo de uso

Algumas pessoas explicam que a esponja deve ser usada por, no máximo, 1 semana. Outras dizem que devemos seguir o que diz a embalagem que, normalmente, marca 4 semanas para o limite máximo de uso. Porém, quem tem que avaliar é você, pois o tempo de uso vai depender muito da frequência em que a esponja é utilizada.

Normalmente, para pessoas que moram só, a esponja dura mais tempo, pois há menos pratos para serem limpos. Porém, não ultrapasse muito do prazo de validade.

Saber como limpar a esponja da cozinha é essencial para a sua saúde. E, agora que você já sabe como fazer isso, é hora de por em prática.

Quer mais dicas que vão ajudá-lo no seu dia a dia e tornar as tarefas mais fáceis? Então, assine a nossa newsletter!