Como aumentar a margem de lucro da sua empresa

Como aumentar a margem de lucro da sua empresa

Como aumentar a margem de lucro da sua empresa

Aumentar a margem de lucro da empresa é um dos objetivos de qualquer negócio, independente do seu tamanho. Para isso, é necessário fazer algumas mudanças na empresa, na rotina dos funcionários e assim por diante.

Mas é preciso ter muito cuidado na hora de aumentar a margem de lucro. Muitas empresas pensam em encarecer o preço dos produtos e serviços, mas isso pode fazer com que os seus clientes passem para a concorrência.

E, para evitar esse tipo de situação, listamos abaixo algumas boas estratégias de como aumentar a margem de lucro da empresa sem precisar aumentar o preço dos produtos. Confira!

Identifique os gargalos

Uma ótima maneira de aumentar os lucros do negócio é sabendo quais são os gargalos, ou seja, pontos da produção para os quais está sendo direcionado muito dinheiro e tempo e que não estão oferecendo um retorno proporcional. Pode ser, por exemplo, a forma como os clientes saem da equipe de marketing e chegam para a equipe de vendas. 

Pode ser que eles ainda não estejam preparados para comprar e, nesse caso, é preciso repensar na estratégia. Permanecer no erro é um custo de tempo e dinheiro que a sua empresa precisa eliminar.

Melhore o atendimento

Hoje, as lojas não podem vender apenas produto, elas precisam vender experiência de compra. O cliente entra na loja querendo uma panela para um jantar que fará naquele dia e você simplesmente vai lá e mostra o que ele quer. Mas já passou pela sua cabeça que a panela que ele procura não é exatamente a que ele precisa?

Que tal perguntar um pouco mais? Há um material de preferência? Talvez outro modelo de panela seja mais apropriado e talvez o cliente precise de mais de um modelo. Quer ter um bom atendimento na sua loja? Então, os funcionários devem ter como maior objetivo ajudar o cliente.

Invista em sistemas de gestão

A tecnologia é aliada dos empreendedores e, por isso, deixar de usá-la pode estar impedindo que a sua margem de lucro aumente. Que tal melhorar o atendimento ao cliente e também o trabalho da equipe de vendas e de marketing instalando um CRM (Customer Relationship Management). Com todas as informações dos clientes cadastradas em um único programa, fica muito mais fácil se relacionar com eles.

Reduza os custos

Reduzir os custos do negócio é outro objetivo de diversas empresas. Uma das vantagens é que ao reduzir os custos você consegue aumentar a margem de lucro sem precisar aumentar o preço dos produtos.

Mas fique atento para não perder a qualidade dos serviços e também a satisfação dos clientes e dos funcionários. Pense em uma estratégia para conscientizar os empregados de economizar água e energia elétrica. Faz bem para o seu bolso e também para o meio ambiente.

Aumentar a margem de lucro da empresa não é necessário apenas para ganhar mais, mas também para expandir o seu negócio. Hoje você tem uma loja e, no futuro, pode ter 3, 4 ou mais em diversas cidades. Porém, para isso, é preciso ter capital disponível.

Quer mais dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!