Veja as principais dicas sobre como manusear a churrasqueira e não erre no churrasco!

Veja as principais dicas sobre como manusear a churrasqueira e não erre no churrasco!

Veja as principais dicas sobre como manusear a churrasqueira e não erre no churrasco!

Preparar um bom churrasco vai além da escolha de carnes, preparo dos pratos para acompanhamento ou arrumação do local. Se todos esses pontos forem pensados e, mesmo assim, a carne não for assada corretamente ou a churrasqueira não for acesa da melhor forma, o churrasco perde seu sentido e encanto, frustrando não apenas os anfitriões mas também os convidados.

Para uma boa preparação, o primeiro passo é entender como manusear a churrasqueira de acordo com a necessidade, uma tarefa um pouco mais trabalhosa, porém, que resulta em carnes, legumes ou mesmo frutas assadas incríveis, deliciosas para o paladar.

Se você quer fazer um churrasco de qualidade e precisa entender como manusear a churrasqueira, confira algumas dicas especialmente para dominar essa técnica e vá montar o equipamento!

1- Entenda como acender e manter o fogo

Acender a churrasqueira é um ponto de atenção para todos os bons churrasqueiros que querem manusear a churrasqueira. Há muitas técnicas e “truques” já presentes na fala popular dos amantes de churrasco e que prometem milagres, como os exemplos:

Álcool puro

Para usar o álcool puro, posicione os pedaços de carvão no fundo da churrasqueira de forma equilibrada, espalhando álcool em gel ou líquido igualmente entre as partes. Depois que o carvão absorver o álcool, acenda um palito de fósforo, ateie fogo em um pedaço de papel e coloque no carvão.

Papel higiênico

O papel higiênico é um clássico para manusear a churrasqueira. Para isso, basta enrolar um pouco do papel na mão e formas um tipo de “cone”, abrindo espaço no meio do carvão e encaixando o papel.

Após essas etapas, coloque um pouco de óleo de cozinha dentro do papel e ateie fogo nas bordas, reorganizando os pedaços de carvão para que cubram a chama e peguem fogo.

2- Respeite o tempo da carne

Todo tipo de carne possui um preparo, tempero ou mesmo corte específico. Assim, é possível concluir que os cortes também precisam de temperatura e tempo variado para seu preparo, uma questão relevante para todo o churrasqueiro que se preze.

A linguiça e a asa de frango, por exemplo, demoram mais e devem ficar em maior contato com o fogo, assim como os legumes devem ser enrolados em papel alumínio e colocados diretamente na brasa, enquanto carnes vermelhas de corte médio ficam prontas rapidamente.

Para que todos os ingredientes sejam bem preparados, separe os lugares ideais para cada alimento e lembre-se de cuidar do tempo e ponto dos pratos.

3- Lembre-se dos detalhes

Os detalhes são essenciais para o churrasco ser um sucesso. Dentre eles, há dicas como:

Garanta circulação de ar

Se a brasa já estiver estável, ela precisará de muita circulação de ar para permanecer boa, então evite empilhar o carvão ou mexer muito na brasa, mantendo uma boa média de tempo para os ingredientes.

Não jogue água direta

Caso a churrasqueira esteja com o fogo muito forte, muitas pessoas tendem a jogar água diretamente nas chamas, muitas vezes apagando e molhando o carvão. Se a chama tiver muito forte, mova a grelha ou movimente as carnes para que elas não entrem em contato direto com o fogo.

Essas dicas ajudarão a manusear a churrasqueira de forma que o evento aconteça no tempo adequado, com os assados saindo em ordem e agradando todos os convidados. Os principais pontos devem ser seguidos, porém, podem ser adaptados de acordo com a necessidade de cada pessoa e preferência do churrasqueiro.

Gostou das dicas sobre como manusear a churrasqueira? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber ainda mais conteúdo!