Receitas que apaixonam: arroz doce

Receitas que apaixonam: arroz doce

Receitas que apaixonam: arroz doce

O arroz doce é uma sobremesa bastante conhecida e apreciada em todo o Brasil, principalmente na região Nordeste. Por ser um doce servido quente, é mais consumido durante o inverno. Vejamos agora um pouco mais sobre essa iguaria tão apreciada pelos brasileiros.

Um pouco sobre a história do arroz doce

Muitos acreditam que o arroz doce é um prato português. Afinal de contas, Portugal é conhecido pelos seus maravilhosos doces. Mas, neste caso, estamos falando de um doce africano que foi incorporado à culinária portuguesa e, posteriormente, à brasileira com a chegada dos povos europeus.

Muitos muçulmanos passaram a viver em Portugal depois que foram expulsos da Espanha por suas práticas religiosas. Dessa forma, a culinária afro-islâmica se misturou à portuguesa.

Na língua moura o arroz doce era chamado de “roz bil halibi” e era uma sobremesa também bastante comum no seu dia a dia.

Receita tradicional do arroz doce do norte da África

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de chá de arroz
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira ou de rosas
  • 500 gramas de açúcar
  • Pistache, nozes, amêndoas ou rosas cristalizadas a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o arroz em ½ litro de leite já aquecido. Fique mexendo até que o arroz esteja bem cozido e, em seguida, acrescente o restante o leite (que deve estar pré-aquecido) e o açúcar. Permaneça em fogo baixo, mexendo até o leite secar. Nesse ponto, misture a água de flor de laranjeira ou de rosas.

Despeje o arroz em uma travessa e jogue por cima o pistache, as passas, as nozes e outros acompanhamentos que desejar.

Receita do arroz doce brasileiro

A receita aqui no Brasil ficou um pouco diferente, pois temos nela a mistura do brasileiro, do português e também dos africanos de outras áreas daquele continente. Além disso, foi preciso adaptar a receita aos ingredientes brasileiros que fossem mais fáceis de serem encontrados.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz
  • 4 xícaras de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 xícaras de água
  • Casca de limão, cravo e canela a gosto

Modo de preparo

Depois de lavar e escorrer o arroz, coloque-o em uma panela junto com a água, as cascas de limão, a canela em pau e os cravos para cozinhar em fogo baixo. Quando a água tiver evaporado quase por completo, acrescente o leite e o açúcar.

Quando a mistura começar a ferver, reduza a chama e mexa a mistura até que o leite fique com um aspecto cremoso.

É bom cozinhar o arroz doce em uma panela funda, pois o leite fica subindo e pode derramar. Depois de pronto, com o doce ainda quente, despeje-o em um prato e polvilhe a canela em pó por cima. Para quem quiser ele ainda mais doce, pode acrescentar leite condensado na hora de comer.

O arroz doce é uma sobremesa maravilhosa e fácil e de ser feita. Você leva, em média, apenas 30 minutos e essa receita consegue servir até 10 porções. Você também pode acrescentar outros ingredientes como o coco ralado.

Quer receber mais receitas como essa? Então, assine a nossa newsletter!