Para dar água na boca: receita de quindim

Para dar água na boca: receita de quindim

Para dar água na boca: receita de quindim

Quem não gosta de uma deliciosa sobremesa? Ou então aqueles docinhos caseiros típicos da casa da avó? Um desses doces maravilhosos é o quindim. Típico da região Nordeste do país, o quindim é um doce tradicional apreciado no país inteiro e também em outras partes do mundo.

Conheça mais sobre esse delicioso prato e veja como fazer quindim em casa para amigos e familiares!

Afinal, qual é a origem do quindim?

A história do quindim começa dentro dos conventos de Portugal. A freiras de uma determinada região do país, usavam as claras dos ovos para engomar as roupas. Mas, e para onde iam as gemas?

Foi essa a pergunta que elas também se fizeram e achavam um grande desperdício jogá-las no lixo. Foi nesse momento em que elas foram para cozinha e começaram a pensar em opções doces para fazer com as gemas e criar diversas receitas. Foi dessa experiência que nasceu um doce chamado Brisa do Lis.

Os portugueses gostaram muito desse novo doce que levava gemas de ovos, açúcar e amêndoas.

Durante a colonização, a receita foi trazida para o Brasil, mas havia um problema: onde encontrar amêndoas? Foi justamente pela falta dessas amêndoas que nasceu o quindim. E o que fazer? Por qual ingrediente substituir?

Foi pensando nisso que as escravas africanas, as responsáveis pela comida dos seus senhores, resolveram utilizar o coco no lugar das amêndoas. Elas batizaram a receita de quindim, que significa dengo. O nome foi dado pelo fato do doce ser bastante delicado.

Como fazer o quindim?

Agora que você já sabe como esse delicioso doce surgiu, está na hora de começar a aprender como prepará-lo. Ele leva poucos ingredientes, portanto, você não terá grandes dificuldades para prepará-lo.

Para fazer o quindim, você precisará de:

  • 1 colher de sopa ou 15 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 xícara e ½ de chá ou 300 gramas de açúcar;
  • 3 claras;
  • 6 gemas peneiradas;
  • ½ xícara de chá ou 50 gramas de coco ralado;
  • 1 vidro ou 200 ml de leite de coco.

Para preparar é bem simples:

  1. Junte todos os ingredientes em um liquidificador e misture-os até que fique homogêneo;
  2. Para a forma do quindim, você deve escolher uma de cone central com 24 cm de diâmetro;
  3. Unte a forma com manteiga, polvilhe açúcar por cima, despeje a massa e a com papel alumínio;
  4. Leve a forma para o forno pré-aquecido a 180°C em banho-maria por 40 minutos. É importante que essa água do banho-maria já esteja quente;
  5. Após esse período, remova o papel alumínio e asse por mais 30 minutos ou até que a superfície fique dourada.

Por fim, você deve desligar o forno, deixar o quindim esfriar e levar a forma com o doce para a geladeira por cerca de duas horas. Só então você poderá tirá-lo da forma e servi-lo aos seus convidados.

Esse é um doce bem simples de fazer e delicioso. Pode ser usado como sobremesa nas mais diversas ocasiões utilizando forminhas pequenas.

Quer receber mais dicas de receitas para fazer na sua casa? Então curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e fique sempre atualizado!