Mitos e verdades sobre a panela de pressão

Mitos e verdades sobre a panela de pressão

Mitos e verdades sobre a panela de pressão

Precisa economizar tempo? Está com fome e quer uma comidinha pronta com mais agilidade? A panela de pressão é perfeita para isso! Presente na casa de muitos brasileiros, ela é conhecida por cozinhar os alimentos mais tradicionais, como feijão e até mesmo os ingredientes mais delicados, como massas. 

Existem vários tipos, modelos e tamanhos, que por sua rapidez ao cozinhar, reduzem consideravelmente os gastos com gás, porque utilizam menos fogo. Porém, ela carrega muitos mitos a respeito do seu funcionamento. 

Por isso, neste post vamos falar sobre os mitos e verdades mais populares sobre a Panela de Pressão. Continue com a gente e perca o medo de usar esse utensílio doméstico! 

Mitos e verdades sobre a panela de pressão! 

Será que explode? Esclareça todas as dúvidas sobre ela! 

1. O alimento só começa a cozinhar quando a panela chiar. - Verdade

Assim que a sua panela começar a fazer um sopro e a válvula deixar escapar vapor, o cozimento vai começar. É nessa hora que você deve reduzir o fogo e cuide o tempo de cocção marcado na receita.  

2. Só feijão e carne podem ser cozidos. - Mito 

Quase tudo pode ser cozido nela, feijão e carne são as receitas mais feitas. Por seu tempo de cozimento ser maior, diversas receitas podem ser adaptadas para a panela de pressão, o único cuidado que você deve ter é administrar o tempo de cozimento, pois alguns alimentos cozinham mais rápido. Mas, atenção: evite cozinhar cevadinha e mingau de aveia, por exemplo. Esses alimentos produzem espuma, bloqueando a saída de vapor pela válvula. 

3. Preserva a vitamina dos alimentos. - Verdade 

Aproximadamente 90% das vitaminas dos alimentos são preservados ao utilizar uma panela de pressão para o cozimento, enquanto o preparo no vapor protege cerca de 75% e ferver entre 40%  e 65%. 

4. Encher mais de 2/3 de alimento ou água é perigoso. - Verdade 

O excesso pode entupir a válvula e fazer com que a panela exploda. Nunca ultrapasse a capacidade máxima, fique atento às instruções de uso. 

5. Usar panela de pressão é perigo na certa.  - Mito 

A sua panela de pressão só se tornará perigosa se for manuseada do jeito errado. Como você já viu o spoiler no item 4, alguns fatores podem até causar a explosão. Mas, calma aí, as chances de explodir são mínimas e como já falamos, é só seguir os passos indicados pelo fabricante da sua panela de pressão. Então, ela não é perigosa! 

Listamos algumas ações que de maneira alguma você pode fazer. Está proibido: 

  • Esquecer a panela no fogo;
  • Ao perceber o mau funcionamento da válvula, não utilize 
  • Não compre panelas sem o selo do Inmetro; 
  • Feche a panela muito bem, não deixando frestas;
  • Ao substituir a válvula, que com o tempo pode ficar desgastada, tenha muito cuidado. Na dúvida, não utilize;
  • Não abra a panela de pressão enquanto estiver quente, espere esfriar. 

6. Devo retirar a borracha de vedação para limpar. - Verdade 

Limpar a panela de pressão é uma prática indispensável para o funcionamento correto do utensílio. Ao lavar, retire a borracha de vedação e lave separadamente, ao colocar novamente, certifique-se que ela está bem encaixada. 

Como você leu, cuidado e atenção tornam o uso da panela de pressão perfeita e super segura. É claro que a Panelux possui diversos modelos que são ótimos para as necessidades do seu dia a dia. Aproveite que você está aqui e acesse o nosso catálogo virtual aqui e escolha a sua preferida!