Guia do adulto iniciante: Tempo de cozimento do ovo

Guia do adulto iniciante: Tempo de cozimento do ovo

Guia do adulto iniciante: Tempo de cozimento do ovo

O ovo é um alimento fantástico. Ele é muito barato, altamente nutritivo e pode ser preparado rapidamente. Um ovo frito na manteiga com pão muita gente não dispensa. Fritar um ovo não é um grande problema para quem começou a morar longe dos pais. Afinal de contas, basta ver na panela o ponto no qual ele está e tirar de acordo com a sua preferência.

Mas quando o assunto é ovo cozido, a coisa é bem diferente. Como ele está envolvido pela casca, não temos como saber quando ele está pronto. Ainda é preciso pensar que muitas pessoas gostam do ovo com a gema mole, um resultado difícil de alcançar, especialmente para os iniciantes.

E, como nosso papel aqui é sempre deixar o seu dia a dia mais fácil, resolvemos explicar sobre o tempo de cozimento do ovo. Fizemos aqui uma espécie de guia para que você não tem mais problemas quando o assunto é ovo cozido. Vamos lá?

Qual é o tempo de cozimento do ovo?

Primeiro, você precisa saber qual é o ponto do ovo que você gosta? A gema precisa estar bem mole? Meio termo? Dura? Decidindo isso, fica mais fácil saber quanto tempo você deve deixar o ovo cozinhando. Vamos agora ao que interessa, ou seja, saber o tempo de cozimento do ovo:

  • 3 minutos: o ovo ainda está praticamente líquido, com a clara começando a cozinhar;
  • 4 minutos: com apenas 1 minutos de diferença, a clara já está bem mais consistente, mas ainda está mole;
  • 6 minutos: se você gosta da gema mole, esse é o tempo ideal de cozimento do seu ovo;
  • 10 minutos: para quem gosta da gema nem tão mole e nem tão dura, 10 minutos é o suficiente;
  • 15 minutos: aprecia um ovo bem cozido, inclusive a gema? Então, esse é o tempo de cozimento do ovo para você.

Viu como é algo simples? É claro que pode ter uma pequena variação de tempo para cada tipo de chama do fogão, mas ao saber esses tempos, fica mais fácil acertar em poucas tentativas e consumir esse alimento super saudável.

Quais as principais formas de preparar um ovo?

Além do ovo cozido, existem outras excelentes formas de preparar um ovo e todas elas são muito saborosas. Vejamos quais são elas!

Ovo mexido

Para quem gosta de algo mais simples, basta usar uma colher de sobremesa de manteiga (fica mais saboroso) e mexer até que o ovo fique no ponto desejado. Você também pode misturar o ovo antes de colocar na panela. Essa técnica deixa o ovo um pouco mais cremoso.

Na França, o ovo mexido é feito de uma forma bem diferente: em banho-maria. O alimento é mexido de 6 em 6 minutos com manteiga formando uma espécie de creme excelente para colocar na torrada.

Ovo assado

Para fazer ovo assado, você tem que pré-aquecer o forno em torno de 160 a 190°. Agora quebre o ovo dentro de uma vasilha que possa ir ao forno. Lembre-se de quebrar o ovo de forma que a gema fique intacta. Antes de colocar o ovo, você pode colocar na tigela outros alimentos como queijo, sal, cebola e diversos temperos.

Ovo frito

Essa é uma forma bastante comum de preparar ovo. Em fogo médio e com um pouco de manteiga, o ovo frito fica pronto em cerca de 4 a 6 minutos. Basta colocar na Frigideira para Ovo Panelux e tampar, depois desse tempo, vire o ovo caso queira que ele frite na parte de cima também. Agora, basta comer com o acompanhamento que desejar.

Agora que você já sabe o tempo de cozimento do ovo, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!