Guia do adulto iniciante: comprei uma panela de pressão, e agora?

Guia do adulto iniciante: comprei uma panela de pressão, e agora?

Guia do adulto iniciante: comprei uma panela de pressão, e agora?

Um modelo de panela que não pode faltar em casa é a panela de pressão. Isso vale especialmente para quem não quer perder tempo na cozinha. Os mesmos alimentos que são feitos em uma panela de pressão também podem ser feitos em uma panela comum. A grande diferença é que nela os alimentos são cozidos de forma mais rápida, poupando tempo e, é claro, gás de cozinha.

Mas usar uma panela de pressão pode causar uma certa apreensão por parte das pessoas, especialmente dos mais jovens que não têm familiaridade com a cozinha. Quem nunca ouviu uma história de uma panela de pressão que explodiu? Por isso, fizemos aqui um Guia do Adulto Iniciante.

Neste post você verá dicas valiosas de como usar a sua panela de pressão da melhor forma possível e de forma totalmente segura.

Como funciona a panela de pressão?

O primeiro passo para lidar da forma correta com uma panela de pressão é entendendo como ela funciona.

Ao contrário das outras panelas, nas quais o vapor criado pelo cozimento escapa, na panela de pressão ele fica aprisionado. Isso aumenta a pressão dentro dela. A consequência disso é que a temperatura no interior da panela também fica maior — acima de 100°C e, por isso, os alimentos são cozidos de forma mais rápida.

Para que isso aconteça é preciso que todas as peças da panela estejam em bom estado. Por exemplo, a borracha que veda a tampa e impede de ocorra a saída de vapor, precisa ser trocada assim que aparenta algum tipo de ressecamento.

A válvula com pino que fica na tampa é de extrema importância e é ela que mantém a pressão interna constante, evitando uma explosão. Além do pino, as panelas de pressão contam com uma válvula de segurança que, se por algum motivo o pino não funcionar, essa válvula impede que a panela exploda.

Como usar uma panela de pressão?

Quantidade de água

O máximo de água que deve ser colocada dentro da panela de pressão, não importa o tipo de alimento, é ⅔. Mais do que isso, o risco de o pino entupir e causar uma explosão é grande. Para saber a quantidade, basta encher a panela até o parafuso inferior que fica na parte de dentro da panela, onde prende o cabo.

Retirar o alimento da panela

Preste atenção: jamais e em nenhuma hipótese você deve abrir a tampa da panela de pressão sem remover todo o vapor de dentro. É dessa forma que a pressão interna será aliviada e você poderá abrir a tampa com segurança. Para acelerar um pouco o processo, você pode colocar a panela debaixo da água corrente. Isso ajuda a reduzir a temperatura interna.

Tipos de alimentos

Algumas pessoas acham que panela de pressão é apenas para cozinhar feijão e carne, mas na verdade, é possível cozinhar quase todo tipo de alimento nesse tipo de panela. Essa panela é perfeita para cozinhar alimentos mais duros como arroz integral, grão de bico e outros. Existem, inclusive, receitas específicas para a panela de pressão.

Gostou do nosso Guia do Adulto Iniciante para a panela de pressão? Então, acesse agora mesmo o nosso site e veja a panela de pressão que a Panelux tem para os clientes!