Como conservar panelas: tudo o que você precisa saber

Como conservar panelas: tudo o que você precisa saber

Como conservar panelas: tudo o que você precisa saber

Quem adora cozinhar certamente também tem paixão pelos utensílios utilizados para o preparo dos mais diferentes pratos. E, entre eles, um ganha destaque especial, afinal está presente em todas as cozinhas e na maioria das receitas: estamos 'falando' das panelas.

Encontradas nos mais diversos tamanhos, cores e materiais, a cada dia elas conquistam um número maior de apaixonados por cozinhar, não apenas pela utilidade, mas também pela beleza.

Afinal, quem não gosta de ter em sua cozinha panelas sempre lindas, não é mesmo? Para isso, não basta apenas comprar aquele jogo super da moda, é preciso ter alguns cuidados básicos na hora do uso e, principalmente, da limpeza para conservar suas panelas, já que o mau uso pode causar diversos problemas, até mesmo para a saúde da sua família.

Para evitar que isso aconteça e garantir a durabilidade das suas panelas, confira as dicas que selecionamos para você e não deixe de colocá-las em prática.

Panelas de alumínio 

As panelas de alumínio estão entre as mais comuns do mercado. Elas oferecem um ótimo custo-benefício, pois são leves, distribuem muito bem o calor e podem ser encontradas a preços bastante acessíveis. Contudo, é preciso ficar atento quanto ao seu uso.

Não utilize utensílios como colheres, garfos ou facas em aço inox para raspar a panela, aliás essa é uma prática que deve ser evitada ao máximo. Quando esfolado, o material tende a liberar alguns metais, que podem contaminar os alimentos, dependendo do caso.

Dicas de uso e conservação

Utilize sempre utensílios de pau, plástico ou silicone para mexer os alimentos.

Evite preparar molho de tomate neste tipo de panela, pois a acidez dos ingredientes pode reagir com o material. Além disso, de forma geral, a recomendação é utilizar panelas de alumínio para cozimentos rápidos, como frituras por imersão, e no preparo de alimentos secos, como farofa.

Use esponja macia para lavar.

Panelas antiaderentes

Essas panelas também são fabricadas a partir do alumínio, no entanto, recebem um revestimento de material antiaderente, impedindo que os alimentos grudem durante o preparo, um benefício e uma segurança a mais para quem adora cozinhar.

Por conta disso, elas são muito mais fáceis de lavar e, na maiorias das receitas, necessitam de uma quantidade menor de gordura para preparar os alimentos. 

Podem ser encontradas facilmente no mercado e costumam possuir preços variados, dos mais acessíveis aos mais caros, dependendo do modelo e do material de revestimento utilizado.

Dicas de uso e conservação

Assim como nas panelas de alumínio, a recomendação aqui também é mexer os alimentos sempre com colher de pau, plástico ou ainda silicone. Elas também não devem ser arranhadas, pois isso pode soltar o material antiaderente utilizado para seu revestimento.

Caso algum alimento grude na panela, deixe-a de molho com água morna e detergente. Após um tempo, use uma colher de plástico se ainda precisar retirar algum resíduo.

Se precisar empilhar as panelas, coloque uma folha de papel toalha entre elas. Essa tática previne que o atrito cause riscos ou danos à camada antiaderente.

Não esfregue e evite o uso de esponjas de aço.

Qualidade das panelas 

Seguir todas as dicas acima certamente contribuiu para conversar suas panelas, porém, o mais importante nisso tudo é adquirir panelas produzidas a partir de matéria-prima de qualidade e com rigorosos processos de fabricação, que garantem mais qualidade e durabilidade ao produto.

Com mais de 21 anos de mercado, a Panelux é reconhecida nacionalmente pela fabricação de diversas linhas de panelas, que garantem ainda mais qualidade para o seu dia a dia na cozinha. 

Acesse o site, conheça todas as opções disponíveis e onde comprá-las.