05 dicas de como limpar churrasqueira e espetos

05 dicas de como limpar churrasqueira e espetos

05 dicas de como limpar churrasqueira e espetos

Todo mundo ama comer um belo churrasco, mas na hora de limpar os utensílios, a história é bem diferente. A grelha, a faca de corte e outros itens podem ficar bem sujos, engordurados e dar muito trabalho para limpar churrasqueira e espetos. Mas é um trabalho que precisa ser feito.

Porém, tenha calma. Deixar os itens novos em folha não é algo é muito difícil, muito menos um bicho de sete cabeças como você pode imaginar. Existem táticas e, é claro, alguns produtos que podem ajudá-lo a limpar tudo de forma mais fácil e deixar a churrasqueira e os espetos novos em folha.

Veja abaixo as dicas que preparamos para você sobre como limpar churrasqueira e espetos da melhor forma possível!

1. Não deixe para depois o que pode ser limpo hoje

Depois da farra, sobra a parte ruim: pratos sujos, pia cheia, guardar os alimentos que sobraram no congelador, entre outros. A pior parte da limpeza está justamente na churrasqueira e nos espetos. Depois de um dia se divertindo, comendo, bebendo e dando risada com os amigos, é claro que vai bater aquela preguiça na hora de limpar.

Mas, se você quer deixar tudo impecável, é melhor esquecer a preguiça e partir para a limpeza. A gordura e os restos de carne vão ficar ainda mais grudados e, consequentemente, será bem mais difícil e demorado de limpar tudo.

Está muito cansado e realmente não tem condições de limpar logo depois que a festa acaba? Então, pelo menos, você pode usar um papel toalha para remover o excesso de sujeira.

2. Use água quente

Quer deixar a limpeza ainda mais fácil? Jogue todos os utensílios em uma bacia de água quente e deixe-os lá por alguns minutos. Com a água morna, retire os itens — grelha, espetos e outros — e comece a lavar com água e sabão comuns. Ao final, jogue mais água quente para remover qualquer tipo de micro-organismo que tenham ficado nas peças.

3. Bicarbonato para as sujeiras mais difíceis

Quem nunca levou semanas ou meses para lavar uma churrasqueira e ficou acumulando restos de comida que atire a primeira pedra.

Assim, a sujeira que se forma vai ficando mais seca e, consequentemente, mais difícil de ser removida. Para ajudá-lo a deixar essa tarefa mais fácil de ser feita, a dica é utilizar bicarbonato de sódio. Basta passar uma camada de bicarbonato e depois borrifar vinagre branco. 

Além de remover as sujeiras mais difíceis e remover qualquer tipo de odor, esses dois ingredientes são excelentes desinfetantes e antibacterianos.

4. Passe óleo

Quer saber como deixar a churrasqueira e espetos, entre outras peças do churrasco, como novas? Após realizar a limpeza, pincele óleo por cima. Isso evita que os itens criem ferrugem. 

5. Remova a sujeira com a churrasqueira ainda quente

Com muito cuidado, remova toda a sujeira da churrasqueira com ela ainda quente. Molhe uma esponja, adicione detergente e limpe o recipiente. Para as churrasqueiras feitas de alvenaria, a única coisa que precisa ser feita após remover as cinzas, é passar uma pequena escova para tirar os restos de comida que acabaram grudando nas paredes da peça.

Viu como limpar churrasqueira e espetos não é tão complicado quanto você imaginava? Para receber mais dicas que vão facilitar a sua vida na cozinha, assine a nossa newsletter!